tratamentos alternativos para estresse e obesidade

Conheça alguns tratamentos alternativos para estresse e obesidade

Os tratamentos alternativos para estresse e obesidade não são uma novidade no país. No entanto, poucas pessoas realmente conhecem essas opções e fazem uso de alguma delas em seu dia a dia. Com o aumento significativo no número de casos documentados nos últimos anos, era necessário intervir e incentivar essas boas práticas para uma vida mais saudável.

Sendo assim, desde que o Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população, esses tratamentos começaram a se popularizar. Mas você sabe o que são esses tratamentos alternativos? Acompanhe!

O conceito de tratamentos alternativos

Conhecido também como “terapias alternativas”, o termo refere-se aos tratamentos considerados complementares ao sistema tradicional de saúde. A proposta é evitar o uso excessivo de remédios industrializados e investir em paliativos naturais.

Ainda que não seja indicado abandonar de vez os tratamentos médicos habituais, aliá-los aos tratamentos alternativos de modo preventivo pode trazer inúmeros benefícios à saúde e qualidade de vida de modo geral.

Alguns tratamentos alternativos para estresse e obesidade

Além de repensar sua alimentação, incluindo um cardápio balanceado e a prática de atividades físicas em sua rotina, investir em hábitos que auxiliem o controle da ansiedade — mesmo em situações de muita pressão mental — pode ser o início para uma vida mais regrada e, consequentemente, mais feliz.

Como tanto os quadros de estresse — ansiedade, pânico e outras — quanto os de obesidade podem ter como fator central alguns distúrbios emocionais e/ou de alimentação, descobrir a causa do problema e, então, tratá-lo na fonte, pode ser a diferença entre curá-lo definitivamente ou apenas mascarar sua causa.

Conheça, agora, alguns tratamentos que podem ajudar e até acelerar esse processo de cura. Acompanhe!

Reiki

O Reiki é uma prática terapêutica que faz uso da imposição das mãos para canalizar energia vital e promover o equilíbrio enérgico. A prática consiste na busca por possíveis pontos que estejam bloqueados energeticamente, restabelecendo, em seguida, o equilíbrio do funcionamento celular e o fluxo de energia vital do consultante.

Aromaterapia

Utilizando o poder dos óleos essenciais extraídos de vegetais, a aromaterapia — técnica secular com registros de sua aplicação na Índia e Egito antigos — tem como objetivo recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo de forma geral ou específica.

Powered by Rock Convert

Sua aplicação pode ser feita por meio de difusores de ambientes que facilitam a exalação do aroma indicado. Pode ainda ser aliada a outras práticas, como cromoterapia e florais.

Acupuntura

A medicina tradicional chinesa, também conhecida por “acupuntura”, é baseada fundamentalmente nas teoria do yin-yang e a dos 5 elementos para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo, com a finalidade de tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade.

A prática envolve a estimulação de pontos espalhados pelo corpo por meio da inserção de finas agulhas metálicas, com foco na manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças.

Terapia Cognitiva

A terapia cognitiva é a proposta da psicóloga Judith Beck, autora do livro best-seller do New York Times, traduzido para o português como “Pense Magro: A Dieta Definitiva de Beck”, que promove a ideia de que tudo começa com um pensamento, sendo assim, podemos controlar nossas ações começando por eles.

De qualquer forma, não basta ler o livro para se tornar um expert na área, é preciso procurar por profissionais qualificados, tanto na terapia cognitiva quanto nas opções indicadas anteriormente.

A eficácia dos tratamentos alternativos

Embora muitas pessoas e profissionais ainda tenham dúvidas sobre a eficácia dos tratamentos alternativos, os pacientes relatam, de forma geral, resultados expressivos em relação à sensação de bem-estar, controle de estresse e melhora das dores no corpo, nas articulações e até na redução de peso.

Isso acontece porque, ao controlar os quadros de ansiedade, outras doenças e problemas ocasionados por elas, como alguns casos de obesidade, passam a ser reduzidos e controlados.

Uma boa notícia é que grande parte desses tratamentos alternativos para estresse e obesidade também estão disponíveis na rede pública, como apresentamos no início do texto e podem beneficiar muito mais pessoas.

Gostou e quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Siga nosso Facebook para não perder nada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.