terapias alternativas

Terapias alternativas: como se especializar e começar a trabalhar com isso?

As terapias alternativas já conquistaram o mercado da saúde e do bem-estar no Brasil e no mundo. Além disso, profissionais das mais diversas áreas de atuação, como médicos, nutricionistas, psicólogos, cabeleireiros e até advogados, já utilizam algum tipo de terapia em seus atendimentos, ainda que de forma indireta.

Com a crescente procura por diferenciação e recolocação profissional, além da constante busca por melhoria na qualidade de vida de forma geral, as terapias alternativas podem ser uma opção — promissora — ao mercado de trabalho mais tradicional.

Para esclarecer e exemplificar como você pode se especializar e começar a trabalhar na área, bem como quais são as opções de cursos disponíveis, preparamos este material com tudo o que você precisa saber para começar. Gostou da ideia? Então, continue a leitura.

Como se especializar em terapias alternativas?

A primeira coisa que você deve fazer para se tornar um profissional da área é se especializar. Para isso, existem algumas opções que variam conforme o tempo dedicado aos estudos, o formato e a apresentação do curso e os graus de instrução. Vamos falar sobre elas?

Cursos técnicos e graduações em terapias alternativas

É possível encontrar algumas opções de cursos técnicos e graduações em terapias alternativas em escolas e faculdades de todo o país. Embora essas não sejam as opções mais variadas em relação aos cursos tradicionais, a matriz curricular é bem completa.

Um bom exemplo é o curso de graduação em Naturologia, da Universidade Anhembi Morumbi na cidade de São Paulo, que oferece, durante o período, algumas disciplinas, como: Estrutura e Função Humana, Práticas Corporais e Massoterapia, Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda, entre outros.

Também existem cursos técnicos na área, como o técnico de Massoterapia, oferecido pela Fundação São José, no Rio de Janeiro. Com duração de 1 ano e 6 meses, a formação permite que o formado atue na prevenção de doenças e no alívio das dores por meio de movimentos certeiros em pontos específicos do corpo.

Obviamente, essas são apenas algumas opções e é possível encontrar cursos técnicos e de graduação em terapias alternativas por todo o Brasil e para todos os bolsos.

Cursos livres e especializações na área

Outra boa opção e com muito mais variedades são os cursos livres de extensão e especialização em terapias alternativas. O que difere esses dos citados anteriormente é que, no segundo caso, não é necessário o reconhecimento do Ministério da Educação – MEC. Ainda assim, isso não interfere em nada na qualidade dos cursos ofertados.

Algumas das práticas integrativas mais conhecidas são:

  • Massoterapia;
  • Acupuntura;
  • Auriculoterapia Chinesa;
  • Shiatsu;
  • Hidroterapia
  • Geoterapia
  • Aromaterapia;
  • Cromoterapia;
  • Mandalas;
  • Cristais;
  • Astrologia;
  • Fitoterapia;
  • Massagem Indiana;
  • Florais de Bach;
  • Reiki e mais.

Algumas instituições ou sites em que é possível encontrar formações na área são:

  • Senac;
  • Humaniversidade;
  • Portal Gaia;
  • Instituto BioFAO;
  • AYA OM;
  • Atmam;
  • Etcor, entre outras.

Independentemente de seu objetivo, do tempo ou da disponibilidade financeira, existe um curso — nessas ou em outras instituições — que se encaixa perfeitamente às suas necessidades.

Como começar a atender após uma formação na área?

Uma das formas de começar a fazer atendimentos após realizar os cursos é oferecendo seus serviços em hospitais, casas de repouso, clínicas estéticas, hotéis, spas, ou qualquer outro lugar onde existam pessoas que possam se beneficiar com o tratamento oferecido.

Powered by Rock Convert

Ainda que você não tenha uma clínica, firmar parcerias com esses locais pode ser uma boa opção, já que eles já contam com uma infraestrutura pronta para atendimentos. Vale ressaltar que cada estabelecimento vai exigir um padrão ou formações específicas, então, informe-se!

Caso não seja possível fazer esse tipo de parceria, ainda assim, existe a possibilidade de realizar atendimentos em espaços de trabalho compartilhados, como um coworking. Alguns lugares disponibilizam salas privativas para locação com valores bem acessíveis que podem ser cobrados em diárias ou pacotes mensais.

Se, ainda assim, essa não for uma opção, alguns profissionais atendem em salas preparadas em suas residências, no local indicado pelo cliente ou, até mesmo, de forma online.

Como divulgar seu trabalho de forma efetiva?

Como todo bom profissional que acabou de concluir uma formação, o objetivo é atender e fazer isso com qualidade. Para isso, preparamos algumas dicas para que você possa divulgar seu trabalho da melhor forma. Olha só!

Parcerias e promoções

Complementando as informações citadas anteriormente, as parcerias com estabelecimentos comerciais de beleza, bem-estar ou saúde também são excelentes opções para intensificar as divulgações de seu trabalho.

Aliado a isso, é possível, ainda, realizar promoções junto aos parceiros para chamar atenção do público. Assim, todos saem ganhando, e você pode começar a atender seus primeiros consultantes.

Sites e classificados

Paralelamente à opção anterior, você pode incluir anúncios em sites e classificados — digitais ou físicos de sua cidade —, descrevendo seus atendimentos, seus diferenciais e os principais benefícios de seu atendimento.

O objetivo no início de carreira é trazer visibilidade para os seus serviços e para sua expertise na área escolhida. Para isso, faça o seu melhor nessas etapas, criando divulgações atrativas nas opções escolhidas por você.

Blogs e redes sociais

Outra forma muito eficaz é criando um blog e/ou redes sociais para a divulgação de seu trabalho. Neles, além de explicar o que você faz, como faz e para quem, você pode — e deve — produzir um conteúdo educacional acerca da terapia na qual você se especializou.

Todas as opções indicadas são eficazes e podem ser usadas em conjunto para um melhor resultado de sua estratégia de divulgação. Outra boa dica é interagir em grupos e fóruns de discussão na internet, em que possivelmente seu público-alvo se encontra. Vale pesquisar!

Agora que você já sabe como se especializar, os tipos de cursos disponíveis, onde atender e até algumas boas formas de divulgação do seu trabalho, é importante dizer que, quanto mais especializada for a sua atuação, maiores as chances de você se destacar no mercado de trabalho.

Continue estudando, aperfeiçoando-se e, claro, interagindo com outros profissionais da área e com o seu o público. Quando mais você entende as necessidades de outros especialistas e de seus possíveis clientes, mais você consegue identificar pontos de melhoria do seu próprio atendimento e, assim, passa a contribuir cada vez mais para a consolidação das terapias alternativas no cenário nacional.

Essas foram as nossas dicas para que você possa começar a atuar nessa área incrível e em constante crescimento. Quer saber ainda mais e não perder nenhuma das nossas novidades? Siga-nos também no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.