terapeuta holístico

Afinal, o que faz um terapeuta holístico?

Cuidar do nosso bem-estar é uma tarefa que não pode ser esquecida. Afinal, o ser humano não deve se preocupar com a própria saúde apenas quando está doente. É por razões como essas que o papel de um terapeuta holístico é tão importante em nosso dia a dia.

Apesar de muitos desconhecerem os benefícios trazidos pela terapia holística e o quanto ela poderá revelar questões surpreendentes na nossa vida, é interessante ficar por dentro do assunto e notar as vantagens que ela trará para o seu equilíbrio diário.

Nos tópicos abaixo mostraremos informações sobre o tema e outros fatos que agregarão muito valor ao seu conhecimento. Portanto, continue conosco até o final deste artigo e tenha uma leitura proveitosa!

O ofício de um terapeuta holístico

O profissional que pratica a terapia holística tem o objetivo de trabalhar todos os aspectos que compõem o ser humano. Ou seja, o físico, o energético, o lado emocional e o mental. Ele entende que todas essas esferas precisam estar em equilíbrio para que o indivíduo fique bem e longe dos vários tipos de doenças existentes.

Além de combater o estresse, a depressão, diminuir a ansiedade – entre outros benefícios orgânicos – o terapeuta holístico pode ajudar até em problemas espirituais que você esteja passando. É uma maneira de procurar melhorias, mas sem dispensar os serviços médicos que são sempre necessários.

Os tipos de serviços prestados

Várias técnicas podem ser trabalhadas por um terapeuta holístico. A prática de algumas delas dependerá muito do que a pessoa está à procura e o que ela precisará trabalhar para promover mudanças significativas em sua vida.

Entre as opções estão a massoterapia, o reiki, a cromoterapia, a naturopatia, a acupuntura, a terapia com florais de Bach, com cristais e outros tipos de serviços.

O reconhecimento no mercado

Apesar de o Ministério do Trabalho reconhecer os serviços da terapia holística e ela estar inserida na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), essa não é uma profissão regulamentada.

Afinal, o profissional não precisa passar por uma graduação para poder exercer tal função, e sim ser apto para as técnicas por meio de um curso de terapia holística feito em uma instituição legalizada.

É importante que o indivíduo escolha um que demonstre experiência nas práticas, que já tenha sido indicado por pessoas do seu ciclo social ou que conta com uma boa avaliação em sites especializados em ouvir a opinião dos clientes na web.

A diferença entre terapeuta holístico, homeopata e psicoterapeuta

Quem está à procura de mais informações sobre terapias alternativas já deve ter pensado, em algum momento, que todas essas terminologias significam uma coisa só. Porém, é necessário saber a diferença entre elas e não confundir as profissões.

A homeopatia é uma especialização da área de Medicina que foi criada 1980 pelo CFM. Logo, só são considerados homeopatas os médicos que já concluíram essa especialidade que poderá ser feita ao final de tal curso de graduação.

O psicoterapeuta, assim como o terapeuta holístico, é também uma profissão inserida na CBO, mas que não é regulamentada. O que difere os dois é que os psicoterapeutas costumam dar foco em técnicas que ajudam nos aspectos mentais de um paciente. Portanto, não confunda os termos!

Durante a leitura deste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o papel de um terapeuta holístico e quais são as funções dele. Portanto, se você se identifica com essa área, não deixe de investir em técnicas que ajudarão na melhoria de todos os aspectos da sua vida.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de seguir a nossa página no Facebook para ficar atento a outras novidades relacionadas ao tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.