PerfilAntioxidante

Radicais Livres: Você Conhece Seu Perfil Antioxidante?

Veja neste teste seu nível de produção de radicais livres. Quer manter em bom estado as células do seu corpo? Responda as perguntas e calcule sua pontuação!*

  1. Quantas porções (xícaras) de frutas amarelas e legumes consome diariamente?
    a) 2 a 4
    b) 5 a 9
    c) Menos de 2
  2. Os legumes e verduras que consome são:
    a) Fritos
    b) Cozidos
    c) Assados
    d) Feitos no vapor
    e) Crus
  3. Costuma usar óleo vegetal processado a frio?
    a) Sim
    b) Não
  4. Viaja de avião com qual frequência mensal?
    a) Mais de 6 vezes
    b) De 2 a 4 vezes
    c) Menos de uma vez
  5. Por quantas horas costuma ficar fora de casa na semana?
    a) Mais de 20
    b) De 5 a 20
    c) Menos de 5
  6. Fuma?
    a) Sim
    b) Não
  7. Bebe mais de um ou dois drinques por dia?
    a) Sim
    b) Não
  8. Vive próximo de alguma indústria ou fábrica de grande porte?
    a) Sim
    b) Moro distante
    c) Moro na zona rural
  9. Por quanto tempo na semana faz exercícios (com sessões de 30 minutos)?
    a) 4 vezes
    b) Mais de 5 vezes
    c) 3 ou 2 vezes
  10. Toma suplemento vitamínico?
    a) Sim
    b) Não

SUA PONTUAÇÃO:

Cada resposta tem um valor numérico. O 5 é o mais positivo e os menores indicam áreas em que é preciso melhorias. Some os valores e veja o resultado!

QUESTÃO 1:
a) Baixo consumo de antioxidantes através de frutas, verduras e legumes, deixando as células mais vulneráveis à atuação dos Radicais Livres (RL). Dica: aumente o consumo 🙂
Valor: 2 pontos
b) Está obtendo boa quantidade de antioxidantes, em especial se os legumes e as verduras forem crus (principalmente cenoura, beterraba e couve).
Valor: 5 pontos
c) Você não está obtendo nenhuma proteção antioxidante. Dica: aumente o consumo para 5 a 9 porções diárias.

QUESTÃO 2:
a) A fritura contem altos teores de gordura (o calor destrói alguns antioxidantes).
Valor: 1 ponto
b) Os antioxidantes se perdem em virtude do calor.
Valor: 2 pontos
c) O assado é saudável mas requer adição de gordura.
Valor: 3 pontos
d) Cozer no vapor é uma opção saudável mas destrói alguns antioxidantes.
Valor: 4 pontos
e) Vegetais e legumes frescos e crus deixam intactos os antioxidantes.
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 3:
a) A maior parte da vitamina E está contida em óleos processados a frio.
Valor: 5 pontos
b) Alguns óleos vegetais são boas fontes de gorduras poliinsaturadas, reduzindo os níveis de colesterol. Contudo, o calor destrói a vitamina E.
Valor: 0

QUESTÃO 4:
a) Pesquisas revelam que os passageiros podem se expor a níveis relativamente altos de radiação, o que aumenta a ação de Radicais Livres (RL) e a necessidade de mais antioxidantes.
Valor: 0
b) As viagens moderadas também expõem mais os passageiros de avião do que de ônibus.
Valor: 3 pontos
c) Poucas viagens fazem diminuir a exposição à radiação
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 5:
a) Exposição excessiva à luz solar e radiação ambiente pode fazer aumentar a ação dos Radicais Livres, requerendo maior proteção antioxidante.
Valor: 1 ponto
b) Exposição moderada a estes fatores também pode aumentar esta ação, requerendo proteção antioxidante.
Valor: 2 pontos
c) Exposição limitada faz decrescer os danos causados pelo Sol.
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 6:
a) O fumo requer proteção antioxidante. As vitaminas E e C agem em sinergia, protegendo as células pulmonares da ação dos Radicais Livres.
Valor: 0
b) Você age bem. Parabéns!
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 7:
a) Ingestão demasiada de álcool pode requerer mais antioxidantes, particularmente o selênio.
Valor: 0
b) Ingestão moderada ou nula não afeta a sua necessidade de antioxidantes.
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 8:
a) A poluição pode aumentar a sua necessidade de antioxidantes.
Valor: 2 pontos
b) Você pode estar exposto a algum tipo de poluição, mesmo longe de alguma indústria de grande porte.
Valor: 3 pontos
c) Ainda assim, o metabolismo normal do corpo exige antioxidantes para combater os radicais livres.
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 9:
a) Os exercícios aumentam a necessidade de antioxidantes: recomenda-se um programa moderado para a manutenção de uma boa saúde.
Valor: 4 pontos
b) Exercícios excessivos aumentam a necessidade de antioxidantes.
Valor: 3 pontos
c) Exercícios excessivos aumentam a necessidade de antioxidantes. Porém, se não se exercitar regularmente, você pode engordar e aumentar o risco de várias doenças (cardíacas, metabólicas etc.).
Valor: 5 pontos

QUESTÃO 10:
a) Você com certeza está obtendo a devida proteção através dos antioxidantes.
Valor: 5 pontos
b) Você pode não esar obtendo a proteção diária necessária de antioxidantes.
Valor: 0

SEU PERFIL!

45 a 50 – Excelente!!! Seu estilo de vida é saudável e você sabe como proteger suas células com uma dieta rica em antioxidantes, nutrientes que mantêm afastados os Radicais Livres (RL).

36 a 44 – Você está no caminho certo, mas deve aumentar seu perfil antioxidante. Reveja as perguntas e verifique quais as áreas que precisam de reforço.

Menos de 35 – Atenção! Você precisa de ajuda. Veja as áreas mais fracas e aumente a ingestão de antioxidantes para evitar os problemas que os Radicais Livres acabarão trazendo para o seu organismo.

*Fonte: ISCINA

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