Fitoterapia: As Sete Fases da Vida (Bebês)

Veja algumas dicas sobre uso de ervas na primeira fase da nossa vida. *

Bebês e Primeiros Passos

Aprendemos e crescemos mais depressa durante os primeiros dois anos de vida. As crianças pequenas têm muito mais energia vital do que a maioria dos adultos e são muitas vezes uma carga de trabalhos. Os bebês e as crianças que dão os primeiros passos adoecem frequentemente de forma dramática. O metabolismo de uma criança é mais rápido do que a do adulto, como pulsações e respiração mais aceleradas, pelo que a febre sobe rapidamente, para depois baixar da mesma maneira. As plantas medicinais podem ter grande utilidade para os bebês e para as crianças que dão os primeiros passos, sobretudo se lhes fossem ministradas mais cedo, de modo que se habituem ao gosto.

TRATAMENTOS PREVENTIVOS

PLANTAS MEDICINAIS:
1. Camomila: Excelente calmante. Por duas gotas na água do banho, à noite, ou tomar 25 ml de uma infusão fraca (10 g de camomila seca em 500 ml de água).
2. Melissa passiflora (maracujá): Acalma a excitação do sistema nervoso. Tendo uma ação equilibrada e reguladora sobre o sistema nervoso central e vegetativo.
3. Lavanda (aromaterapia): É uma forma segura e efetiva de aplicar as plantas sedativas às crianças. Uma gota de essência de lavanda colocada ao lado do travesseiro no momento de dormir, exerce uma suave ação sedativa e sonífera, muito recomendado para crianças nervosas e que dormem mal.
4. Tansagem e agrião: Solucionam os problemas do peito removendo o excesso de mucosidade. Dar meia xícara (75 ml) de infusão (10 g de tansagem seco em 500 ml de água) 2 vezes por dia. Não aconselhável para bebês com menos de três meses!

VITAMINAS E MINERAIS:
Vitamina C: Deve ser tomada em forma de fruta fresca e de vegetais. Se a criança se recusar a comer estes alimentos tentar dar-lhe bebidas agradáveis com vitamina C; suco de laranja, acerola, manga.
Ferro: A deficiência deste mineral pode provocar dificuldades de aprendizagem. Alimentos ricos em ferro: pão integral, hortaliças, leguminosas.

PERFIL DA SAÚDE:
Novos alimentos; novas experiências; novas infecções – a criança tem de lidar com tanta coisa ao mesmo tempo que não admira que surjam ocasionais problemas de saúde. Embora os bebês nasçam com a base de um forte sistema imunológico, aumentadas pelos anticorpos do leite materno, podem ter dificuldade em lidar com produtos químicos e bactérias, ficando por tanto vulneráveis às infecções. As ervas sugeridas podem ser tomadas individualmente ou em combinação.
Dentição: O nascimento dos dentes é um aspecto necessário da meninice, embora por vezes desagradável.
Ervas:

  • Uma infusão de camomila ou erva-cidreira (10 g de erva seca em 500 ml de água) dada em doses até meia xícara 3 vezes por dia produz um efeito calmante.
  • Esfregar suavemente as gengivas com uma pasta feita com uma colher de chá de pomada de arnica.

Insônias: Um bebê ou uma criança pequena que não consegue dormir perturba toda a família, além de si próprio. Verificar se a criança está confortavelmente deitada, se não tem calor ou frio, fome ou sede, ou se o problema é causado por medos ou insegurança. O carinho obtém bons resultados.
Ervas:

  • Por 500 ml de infusão de camomila ou 2 a 3 gotas de óleo de camomila na água do banho tomado à noite.
  • O maracujá é um suave remédio para as crianças. Dar até meia xícara de infusão fraca (10 g de erva seca em 500 ml de água) à noite, ou suco de fruta.

Hiperatividade: Se a criança se mostrar mais hiperativa do que as outras da mesma idade, vale a pena examinar a dieta.
Ervas:

  • Controlar as quantidades de alimentos evitando aditivos sintéticos e açúcar.
  • Dar até meia xícara de boldo com uma colherzinha de mel por dia. Fazer o chá com 10 g de erva seca e 500 ml de água.

Cólicas: Os alimentos dados às pressas podem provocar desagradáveis espasmos no intestino imaturo.
Ervas:

  • A refeição do bebê deve ser relaxada. Quem amamenta deve beber chá de anis três vezes por dia.
  • Dar 5 gotas de camomila homeopática num pouco de água 3 a 4 vezes por dia.

Erupções Eczema: As erupções talvez pareçam piores do que são na realidade e o eczema pode estar relacionado com alergias e alimentos.
Ervas:

  • Banhar a erupção da fralda com uma infusão de Amor-Perfeito e aplicar em seguida pomada de Calêndula.

    *Fonte: ISCINA

Gostou? Na Vitarium existem profissionais que podem te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.