Fitoterapia: As Sete Fases da Vida (Maturidade Masculina)

Alguns homens passam por uma crise emocional da meia-idade, ao verem a mocidade desaparecer, com eventual desejo de voltar ao passado ou até provando o divórcio e uma procura de nova parceira mais jovem. Outros homens ficam deprimidos, matutando em ambições não realizadas e nas frustrações da força diminuída. Felizmente para a maioria, os anos maduros são uma época muito positiva, que abrange vastos interesses e realizações, um estilo de vida confortável e uma vida de família feliz, com as crianças já menos exigentes e dependentes. Essa auto-satisfação, no entanto, traz também alguns problemas, nomeadamente uma tendência para fazer pouco exercício e comer muito. As plantas medicinais energéticas podem ajudar, enquanto outras aliviam as dores da meia-idade.

Plantas Medicinais:

Artemisia: ideais para executivos sobre grande tensão, pois ajudam a relaxar e a reduzir o risco de arterioesclerose. Beber regularmente uma xícara de infusão vulgar, perfumada com hortelã-pimenta se necessário.

Aveia: excelente anti-depressivo que pode ainda reduzir o nível de colesterol. Comer em papa ao pequeno almoço ou tomar 5ml de tintura por dia.

Alho: reduz o nível de colesterol e é um forte antibacteriano (ajuda a combater infecções). Usar bastante nos cozinhados ou tomar 2 ou 3 pérolas de alho por dia.

Vitaminas e Minerais:

Beta-caroteno: (um composto semelhante à vitamina A). Valioso preventivo de cancro. Comer muitas cenouras ou tomar até dez mil Ui por dia. Atenção: a vitamina A em excesso pode ser tóxica.

Vitamina E: ajuda a combater as doenças das coronárias e a má circulação. Tomar 400 Ui por dia. Atenção: evitar, exceto sob a vigilância médica, enquanto se tomam remédios para diluir o sangue.

Selênio: provou-se que ajuda a evitar o cancro e a reduzir o risco de ataque de coração. Tomar 100ml por dia.

Damiana: tônico estimulante e fortalecedor, considerado também afrodisíaco. Tomar 1 ou 2 xícaras de infusão vulgar por dia.

Fafia ou ginsen: é um ótimo tônico. Tomar 1 ou 2 comprimidos de 250mg (ou cápsulas) por dia. Evitar o uso prolongado no caso dos hipertensos.

Perfil:

Demasiados almoços de negócios e nenhum exercício podem ter como resultado o aumento de peso. Os anos maduros são também uma altura de sérias doenças, como ataques de coração, cancro do pulmão e problemas digestivos. O exercício regular e uma dieta saudável podem ajudar a manter estes problemas afastados.

Pressão arterial alta: a tensão e o aumento de peso fazem aumentar o risco de pressão arterial e dos ataques de coração. É essencial consultar o médico, mas o exercício, deixar de fumar, descansar e controlar cuidadosamente o peso são sempre aconselháveis. As seguintes ervas podem ser úteis nos casos pouco graves:

  • Infusão de 3 folhas de ameixa, meio copo de água 2 vezes ao dia.

Dores reumáticas:

A idade madura é a altura em que algumas pessoas se queixam de dores reumáticas, por vezes associadas ao aparecimento de problemas artríticos. O tratamento imediato pode evitar problemas futuros.

  • Misturar 2 ml de óleo de alecrim, 1 ml de óleo de alfazema e 2 ml de óleo de alho em 50 ml de óleo de amêndoas-doces. Massagear suavemente os locais doloridos.

Calvice:

É a queda de cabelo, também conhecida como acopecia, a maior parte está em relação com os andróginos (hormônios masculinos), stress, tensão nervosa, causa genética ou alimentação errada. Os tratamentos locais com plantas medicinais estimulam e fortalecem os folículos pilosos em que nascem os pelos.

Limão: faça uma loção com suco diluído, evita a caspa e dá brilho aos cabelos.

Abacateiro: loção com óleo de abacate, fortalece os cabelos.

Bardana: infusão das folhas, é ótimo contra queda de cabelo.

Vista cansada:

Nos anos maduros, os olhos começam a ter dificuldades em ver de perto e muitas pessoas precisam de óculos. É importante fazer um exame aos olhos com regularidade, para saber se os óculos têm a graduação adequada.

  • Juntar 5 gotas de tintura de cenoura a água morna e banhar os olhos irritados.
  • Aplicar saquinhos de chá de camomila usados e frios nas pálpebras e ficar deitado durante dez minutos.
  • Beber um copo de suco de cenoura diariamente.

Problemas de Próstata:

O aumento benigno do tamanho da próstata é vulgar e provoca problemas no ato de urinar. É importante consultar rapidamente o médico, para eliminar a possibilidade de cancro da próstata.

Ervas:

  • Tomar 5ml de tintura de pau d’arco com um pouco de água morna 3 vezes por dia ou tomar a planta em forma de comprimidos; seguindo a dosagem indicada.
  • Beber uma infusão de partes iguais de damiana e urtiga dióica seca 2 – 3 vezes por dia.

Problemas Circulátórios:

Os problemas de circulação estão muitas vezes relacionados com o tabaco e podem manifestar-se por dores nas pernas, semelhantes a cãibras. Os pés e as mãos podem apresentar-se muitas vezes frios, com tendências para frieiras.

Ervas:

  • Deixar de fumar.
  • Há estimulantes da circulação que podem ser úteis: gingko, lecitinas de soja.

*Fonte: ISCINA

Gostou? Na Vitarium existem profissionais que podem te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.