Fitoterapia: As Sete Fases da Vida (Maturidade Feminina)

A estilista Coco Chanel disse uma vez que as mulheres nascem com 18, 35 ou 55 anos. Para algumas, a idade madura começa cedo e parece adotar atitudes próprias da meia-idade quando não passam de adolescentes. Os chineses mediam tradicionalmente a vida da mulher em períodos de 7 anos, como menopausa ao 49, que marcava o fim da vida útil e reprodutiva. Atualmente, nenhuma mulher precisa encarar a mudança da vida em termos tão negativos. É comum encontrar-se encantadores mulheres na casa dos 50 e, embora a partida dos filhos crescidos possa ser traumática e depressiva para algumas mães, a idade madura é uma altura de liberdade para descobrir novos interesses e atividades.

Plantas Medicinais:

Salvia: diz-se que garante uma longa vida e sabe-se ainda que imita os hormônios femininos, o que torna útil o suplemento durante a menopausa. Beber uma xícara de chá vulgar 1 ou 2 vezes por dia.

Hipericão: reconstituinte e antidepressivo, ideal para nervos e traumas da menopausa. Beber uma xícara vulgar por dia.

Anis: tônico calmante dos nervos e do fígado, e há ainda quem acredite que tem uma ação espiritual. Beber 1 ou 2 xícaras de infusão vulgar por dia.

Vitaminas e Minerais:

Cálcio: ajuda a reduzir o risco da osteoporose. As hortaliças, as nozes e as leguminosas contém bastante cálcio. Em alternativa, tomar 1g de suplemento.

Magnésio: é importante para o metabolismo do cálcio e existe em quantidade nas folhas da hortaliça. Em alternativa, tomar 400 a 800mg por dia.

Vitamina E: é antioxidante e pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Tomar 400 Ui por dia. Atenção: evitar exceto sob vigilância médica, enquanto se tomam medicamentos para diluir o sangue.

Perfil:

Para algumas mulheres, os anos maduros podem ser uma época de problemas da menopausa e transtornos emocionais, acompanhados de depressão e perda de libido. Mas podem também ficar marcados por novos sentimentos de independência e autoconfiança. É essencial uma atitude positiva perante a mudança de vida. O exercício regular é importante para manter a estrutura óssea e evitar a osteoporose.

Síndrome da menopausa:

Durante a menopausa, as mulheres podem sentir afrontamentos, suores noturnos, períodos irregulares ou abundantes, mudanças de disposição e irritabilidade. Na medicina tradicional chinesa, tudo isso está relacionado com uma redução da energia dos rins e é tratado com plantas medicinais tônicas e reconstituintes.

Ervas:

  • Os suores noturnos podem ser reduzidos com chá de salvia e camomila. Beber todas as noites uma xícara grande de infusão vulgar feita com quantidades iguais das duas plantas.
  • A geléia real pode ajudar a regular os hormônios. Tomar sub-lingual 2g diárias.

Secura:

Olhos e vagina secos são problemas vulgares na menopausa.

Ervas:

  • Para os olhos secos, beber uma xícara de infusão vulgar feita com partes iguais de calêndula e flores de crisântemo-chinês seco.
  • Deitar 10 – 20 gotas de óleo de camomila ou 500ml de infusão na água do banho. A infusão pode também ser utilizada para lavagens vaginais.

Acne-Rosácea:

Particularmente vulgar durante a menopausa, é um problema que começa com o afogueamento persistente semelhantes a acne. O álcool, o chá e o café pioram o problema e devem ser evitados.

Ervas:

  • Usar uma loção feita com 150ml de tintura de calêndula, 50ml de água-de-rosas e 2 gotas de óleo de rosas. Aplicar às zonas afetadas 2 ou 3 vezes por dia.

Depressão:

Os anos maduros podem parecer vazios quando os filhos saem de casa e o parceiro anda preocupado com a sua carreira. É essencial manter uma forte imagem de autovalorização.

Ervas:

  • Anis, gengibre.
  • Tomar suco de passiflora; 1 copo ao dia ou comprimidos segundo a indicação.

*Fonte: ISCINA

Gostou? Na Vitarium existem profissionais que podem te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.