Fitoterapia: As Sete Fases da Vida (Jovens)

Veja algumas dicas sobre uso de ervas na quarta fase da nossa vida. *

A sina das pessoas na casa dos 20 aos 30 é agitada e muitas vezes faz-se pouco caso da saúde. Os pequenos transtornos são ignorados com facilidade e até os mais sérios ficam frequentemente por tratar. Manter um estilo de vida saudável pode ser difícil quando se anda à pressa ou se saltam refeições, se tem pouco tempo para descansar, se bebe demasiado álcool e se fuma. Mas a negligência e os exageros nesta fase da vida podem conduzir a problemas no futuro; entorses e luxações ignoradas que constituem as sementes da artrite, por exemplo, e uma gastrite persistente que pode transformar-se em uma ou mais úlceras. As plantas medicinais podem ser utilizadas para tratar os problemas vulgares de adultos saudáveis e são úteis como suaves tônicos, que acalmam a tensão e fornecem energia de que o organismo necessita nos momentos de máxima atividade.

Tratamentos Preventivos:

Plantas Medicinais:

Óleo de Alho: fortalece o sistema imunológico. Aos primeiros sintomas de resfriado ou de gripe, tomar três cápsulas de 200mg três vezes por dia.

Carqueja: bom reconstituinte para o fígado, sobretudo para quem bebe muito. Tomar 5ml de tintura antes de sair para a festa – e a mesma dose na manhã seguinte (evite beber em excesso).

Ginkgo: limpa o sistema linfático. Tomar 5 a 10ml de tintura ou desfazer uma boa porção no copo misturador para fazer uma espessa bebida verde. Tomar duas cápsulas 3 vezes ao dia.

Vitaminas e Minerais:

Vitamina B: falta muitas vezes, quando a dieta é pobre, o consumo de álcool é grande ou se tornam medicamentos durante muito tempo (incluindo os contraceptivos orais). Tomar 400 a 800ml do complexo B por dia.

Vitamina C: ajuda as pessoas com tendências para infecções. Comer muita fruta cítrica amarela ou tomar 500 a 1000mg diários.

Os fumadores devem tomar doses maiores (até 3g por dia).

Zinco A: a sua absorção pode ser afetada por excesso de álcool, falta de proteínas ou dietas erradas. Comer nozes, leguminosas e pão integral ou tomar até 50mg diários.

Perfil da Saúde:

Viver plenamente a vida pode acarretar problemas de excessos. Demasiado álcool, demasiada comida sintética, cigarros e cafeína, juntamente com pouco exercício e pouco descanso, conduzem geralmente a problemas de saúde como gastrites e dores de cabeça, que só piora quando são ignoradas. É essencial ter uma boa dieta, equilibrada, e tentar adaptar um estilo de vida saudável durante esta fase da vida, como investimento para mais tarde.

Gastrite (espinheira santa):

Demasiado álcool e comida contaminada – muitas vezes inadequadamente aquecida num micro-ondas – são as causas vulgares da gastrite aguda, caracterizada por vômitos e diarreia por 1 – 2 dias.

Ervas:

  • Uma xícara de chá indiano frio sem leite ou açúcar pode ajudar a reduzir a inflamação das mucosas a aliviar os sintomas.

Entorses e luxações:

Os desportos e o exercício, como o “squash”, o futebol, o tênis e a caminhada podem provocar lesões que, se não forem tratadas a tempo, facilmente conduzirão à artrite na velhice.

Ervas:

  • Usar uma ligadura elástica tubular num tornozelo torcido.
  • Para entorses e luxações, misturar 5 gotas respectivamente de óleo de alecrim, salvia, alfazema a 10ml de óleo de amêndoas-doces e aplicar 2 vezes por dia, massageando suavemente.
  • Usar a pomada de arnica em nódoas negras e entorses.

Dores de cabeça de tensão:

Um horário de trabalho muito longo, prazos a cumprir, uma demorada viagem de regressão a casa e demasiada cafeína podem provocar dores de cabeça (tensão). Aprender a relaxar é parte essencial do tratamento.

Ervas:

  • Misturar 5 gotas de óleo de alfazema a 5ml de óleo de amêndoas-doces e massagear as têmporas e o pescoço.
  • Beber uma xícara de infusão de camomila, para relaxar.

Colite ulcerativa:

A diarreia excessiva e periódica e a depressão são características deste debilitante problema, mais vulgar entre os jovens e adultos. Está muitas vezes relacionado com a tensão e pode piorar durante a gravidez.

Ervas:

  • Beber uma xícara de infusão de camomila e boldo (erva-hepática) 3 – 6 vezes por dia.
  • Tomar 2 ou 3 cápsulas de espinheira santa 3 vezes por dia tomar um copo de suco 1 ou 2 vezes por dia para acalmar a inflamação.

Síndrome pré-menstrual:

Demasiado café ou chocolate e uma vida sexual irregular ou precocemente podem contribuir para tensão pré-menstrual, muitas vezes severa em mulheres jovens sem filhos. Evitar estimulantes artificiais e fazer exercícios ajudam a melhorar a situação.

Ervas:

  • Beber uma xícara de angélica por dia.
  • Tomar 10 – 20 gotas de tintura de prímula em água de manhã.
  • Tomar 50mg de artemisia por dia.
  • A vitamina B ajuda, em certos casos. Tomar 2 a 10mg diários, de preferência do complexo B.

    *Fonte: ISCINA

Gostou? Na Vitarium existem profissionais que podem te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.