Fitoterapia: As Sete Fases da Vida (Idosos)

Há um século, a maioria das pessoas no Ocidente pensava que alguém com mais de 50 anos era velho. Hoje, o número de pessoas com mais de 70 anos na nossa sociedade continua a aumentar frequentemente e muito mais gente vive até mais de 80 a 90 anos, mas por mais vigoroso que seja um indivíduo, os problemas da velhice acabam por o apanhar. Apesar das maravilhas da medicina moderna, o cancro e as doenças cardiovasculares continuam a ser os maiores flagelos do mundo desenvolvido e o risco de sofrer de qualquer deles aumenta inevitavelmente com a idade. Uma dieta variada, com muitas frutas frescas, legumes e hortaliças, é agora reconhecida como fator preventivo para ambas doenças. Infelizmente, a apatia faz- nos muitas vezes saltar uma refeição ou outra, de maneira que esta é uma fase de vida em que os suplementos de vitaminas e minerais são particularmente valiosos.

Plantas Medicinais:

Urtiga: é rica em minerais e vitaminas e pode servir de suplemento para uma dieta deficiente. Beber uma xícara de infusão vulgar regularmente.

Centella asiatica: bom tônico nos nervos, utilizado na medicina natural para aumentar a calma e a clareza mentais. Beber uma xícara de infusão vulgar regularmente.

Vitaminas e Minerais:

Vitaminas B: a deficiência desta vitamina pode produzir gretas aos cantos da boca e uma língua vermelha e dolorosa. Tomar 1 ou 2 comprimidos de um suplemento de complexo B de boa qualidade por dia.

Vitamina C: é importante no combate das infecções e de muitas doenças progressivas. Comer muita fruta fresca e legumes ou tomar 1 a 2g de suplemento por dia.

Óleos de fígado de bacalhau: reduz o risco de doenças do coração. Tomar 500 a 750mg de óleo de fígado de bacalhau por dia com óleo de onagra em cápsulas.

Páfia Paniculata: tem um caráter mais enérgico e pode ser melhor para os muitos idosos. Tomar 1 ou 2 comprimidos de 250mg por dia ou um cálice de vidro tônico.

Aveia: este alimento é um excelente tônico, antidepressivo e reconstituinte. Usar em papa feita com flocos frescos e comer regularmente.

Salvia: esta planta está tradicionalmente associada no Ocidente com a longevidade. Beber uma xícara de infusão normal todos os dias.

Ginkgo: essa planta parece melhorar a circulação do sangue para o cérebro, diminuindo a confusão nos idosos. Tomar 3 comprimidos de 200mg ou 10ml de tintura por dia.

Perfil da Saúde:

A velhice traz consigo uma boa parte de problemas da saúde, porque as energias começam a falhar e partes do corpo evidenciam sinais de desgaste. A fadiga, insônia e falta de apetite são vulgares e a fraqueza geral pode provocar problemas digestivos, urinários e circulatórios. É importante não apanhar frio e manter a atividade possível, além de continuar em contato com pessoas de todas as idades e não abandonar o interesse pelos acontecimentos.

Confusão e esquecimento:

Com a idade, a memória recente pode ficar diminuída. A demência senil é comum e precisa da família e de um seguimento profissional.

Ervas:

  • Tomar todos os dias cápsulas de lecitina de soja para melhorar a circulação do cérebro.
  • Por 5 gotas de óleo de alecrim e manjericão na água do banho, como suave estimulante mental.

Incontinência:

A incontinência é comum em mulheres que tiveram filhos, mas afeta ambos os sexos na velhice. Há plantas medicinais que podem ser úteis.

Problemas auditivos:

A surdez e o zumbido nos ouvidos limitam a conversação normal e aumentam o isolamento. Algumas plantas medicinais são realmente eficazes.

Ervas:

  • Misturar 25ml de tintura de folhas de ginkgo em água, 3x ao dia.
  • Tomar cápsulas de 200mg de ginkgo, 3x ao dia.

Prisão de ventre:

A prisão de ventre nos idosos pode muitas vezes ser provocada por uma fraqueza geral do aparelho digestivo bem como por uma dieta pobre. Comer muita fibra, mas evitar demasiado farelo, que pode acabar por irritar as mucosas.

Ossos frágeis:

A fartura do colo do fêmur é um risco e a osteoporose chega a fazer curvar a coluna. O exercício regular e bastante cálcio e magnésio são boas medidas preventivas.

Insônia:

É a falta de sono. As plantas medicinais são capazes de induzir a um sono preparador:

Melissa: sedante suave e equilibrada, por infusão.

Passiflora: calmante do sistema nervoso central.

*Fonte: ISCINA

Gostou? Na Vitarium existem profissionais que podem te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.