Fitoterapia: As Sete Fases da Vida (Adolescentes)

Veja algumas dicas sobre uso de ervas na terceira fase da nossa vida. *

Para ambos os sexos, a adolescência é uma fase de rápidas mudanças físicas e mentais. É também uma época para se estabelecer a autoconfiança e formar uma nova identidade adulta. Para alguns, isto significa um período de comportamento difícil e rebelde, que pode provocar a discórdia da família. Há vários remédios que acalmam as mudanças de humor e tônicos que limpam o sistema.

Tratamentos preventivos: Uma dica saudável devia ser suficiente, mas os seguintes suplementos podem ser úteis durante o crescimento repentino da adolescência.

Plantas medicinais:

Calêndula: antifungicida e anti- séptica. Esfregar a pomada regularmente no rosto para evitar a acne.

Alfafa: excelente fonte de vitaminas e minerais, muitas vezes ausentes da comida preferida pelos adolescentes. Utilizar brotos em sanduíches ou em omeletes e hamburgers.

Dente-de-leão: bom tônico hepático e de limpeza, importante para quem se expõe a químicos sintéticos, como os aditivos alimentares e os da atmosfera poluída. Tomar a raiz de dente de leão numa decocção. As folhas em forma de salada.

Vitaminas e minerais:

Cálcio: presente nos laticínios, hortaliças, nozes, sementes e leguminosas. Uma dieta saudável contém geralmente o suficiente. No entanto, é necessário mais cálcio durante os períodos de crescimento, pelo que é aconselhável comer mais destes alimentos ou tomar até 250 mg diários.

Zinco: importante para o desenvolvimento hormonal. Comer mais nozes, gema de ovo, leguminosas e sementes de abóbora ou tomar até 50 mg diários.

Vitamina B2 (riboflavina): é necessária em maior quantidade nos períodos de rápido crescimento. Comer bastante laticínio, cereais ou tomar levedo antes das refeições.

Alecrim: tônico estimulante, tradicional, auxiliar da memória. Tomar uma xícara de infusão normal diária, para melhorar a concentração.

Canela: reconfortante tônico para as mudanças hormonais e os períodos de crescimento rápido da puberdade, polvilhar sobre torradas com manteiga.

Urtiga: suplemento alimentar ideal para uma dieta desequilibrada. Tomar 3 cápsulas de 200 mg ou 10 ml de suco diários.

Perfil da saúde:

Refeições irregulares: noitadas, o adolescente está praticamente a pedir problemas. Por sorte, a maioria continua saudável, embora os exageros envolvam um risco acrescido de infecções e febre glandular.

Alguns podem ficar obcecados por uma dieta e tornar- se vítimas de transtornos alimentares, como anorexia.

Remédios:

  • Juntar 2 ou 3 gotas de óleo de sândalo e alfazema à água do banho, à noite, para relaxar.

*Fonte: ISCINA

Gostou? Na Vitarium existem profissionais que podem te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.