como fazer um bom atendimento

Saiba como fazer um bom atendimento com estas 6 dicas!

Como fazer um bom atendimento é uma preocupação constante dos profissionais que sabem o valor de fidelizar os seus clientes. Garantir a satisfação e, consequentemente, a fidelização, é uma maneira segura de alcançar o sucesso.

As pessoas conhecem um atendimento de qualidade quando o experimentam. Desde a maneira como o profissional se porta até o ambiente do local influenciam a experiência, a percepção e os sentimentos dos clientes em relação à qualidade dos serviços prestados.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar a atingir esses objetivos. Continue a leitura, descubra como prestar um atendimento de excelência e conquiste uma carteira de clientes fiéis.

1. Saiba ouvir os clientes

Acredite, mesmo buscando por ajuda, as pessoas sabem o que é bom para elas. Dentro disso, é importante destacar que a experiência de um bom atendimento, com qualidade, anda de mãos dadas com uma comunicação eficaz.

Por comunicação, entende-se o diálogo. Da mesma forma que você, como profissional, repassa informações e orientações adequadas ao problema do seu cliente, a pessoa deve sentir abertura para falar sobre o que está causando incômodo, além de sinalizar o que pode ou não funcionar no seu tratamento.

Lembre-se de que todo indivíduo tem o direito de ser cuidado com respeito e dignidade, por isso, faça questão de ser o apoio emocional de que as pessoas tanto precisam.

2. Tenha empatia

Empatia é entender as preocupações do cliente e importar-se com elas. Mesmo que você se preocupe com as pessoas que está atendendo, é importante demonstrar esse sentimento para que esses indivíduos realmente se sintam cuidados.

Posicionar-se de maneira empática pode ser mais simples do que parece. No início, você pode apenas sorrir. Isso faz com que o cliente se sinta acolhido no espaço de atendimento.

Procure olhar as pessoas nos olhos e bata um papo antes de começar os procedimentos. Isso ajuda a criar um vínculo e faz com que o cliente se sinta mais confortável para falar sobre os seus objetivos.

Estabelecer uma relação amigável e fazer com que a pessoa se sinta à vontade e não julgada é imprescindível para que ela tenha vontade de voltar e indique seus serviços aos amigos. Ou seja, além de fidelizar esse cliente, você ainda pode garantir novos agendamentos.

3. Crie um ambiente agradável e aconchegante

Um bom atendimento começa antes mesmo do agendamento. Por isso, é importante que os clientes encontrem um ambiente agradável logo que iniciam as buscas pelos serviços prestados por você.

Hoje, com os avanços tecnológicos, a tendência é que o primeiro contato seja feito via internet. Por isso, é preciso garantir uma boa impressão desde o site utilizado para a divulgação. Você pode:

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  • hospedar uma página em uma plataforma voltada à categoria dos serviços prestados;
  • colocar as informações importantes, como a localização e o contato, como elementos principais e de fácil acesso;
  • evitar funcionalidades agressivas, como músicas que se reproduzem sozinhas.

Depois, quando o cliente chegar para o atendimento, é preciso zelar pelo espaço físico:

  • mantendo uma limpeza adequada;
  • cuidando para que a decoração e as cores utilizadas sejam equilibradas, garantindo a sensação de limpeza e bem-estar;
  • investindo em instrumentos que possam tornar o ambiente agradável, regulando a temperatura por meio do ar-condicionado e apostando em essências.

4. Ofereça um atendimento personalizado

Que nenhum ser humano é igual você já sabe. E que um bom atendimento depende da empatia e do diálogo, você aprendeu nos tópicos anteriores. A união desses 3 elementos leva a um só lugar: o atendimento personalizado.

Ninguém gosta de se submeter a um tratamento genérico. Do contrário, as pessoas consultariam o Google e seguiriam felizes com as dicas expostas de maneira superficial.

Quem procura por atendimento está interessado na solução do seu problema em particular. Isso faz com que o atendimento personalizado seja essencial para a qualidade do serviço prestado e para a fidelização desse cliente.

Ele pode iniciar por uma pré-consulta, preenchendo um formulário básico com os pontos que gostaria que fossem tratados. A partir da análise das respostas, você pode recebê-lo já focado na solução desses problemas.

O pós-atendimento também tem um papel fundamental nisso. Entrar em contato alguns dias depois e verificar os reflexos do tratamento faz com que o cliente se sinta especial.

5. Cuide da aparência

Cuidar da aparência é imprescindível para qualquer profissional e pode fazer toda a diferença na hora de aplicar terapias holísticas. Roupas confortáveis, adequadas ao clima e ao local de atendimento ajudam na composição de um ambiente favorável aos tratamentos oferecidos.

Além disso, se você, em algum momento, necessita tocar nesses pacientes, é importante tomar cuidado com a higiene das unhas e com os odores. Certifique-se de que não há nenhuma pontinha para ser aparada que possa grudar nos cabelos do cliente, ou que, eventualmente, você preparou um prato e há cheiro de comida em suas mãos. 

6. Demonstre profissionalismo

A ética vai bem em todos os lugares. Por isso, nada de contar casos de outros pacientes — ainda que não sejam identificados —, muito menos falar da concorrência. O foco do seu atendimento deve ser o cliente, e utilizar terceiros para fortalecer a qualidade dos seus serviços, além de ser antiético, pode espantar o paciente.

Também é preciso considerar que muitas pessoas fogem de profissionais que conversam demais. E como o boca a boca ainda é uma das melhores estratégias para a fidelização, andar na linha é fundamental para estabelecer a confiança e criar uma boa imagem no mercado.

Dessa forma, você garante o atendimento adequado ao perfil do cliente e ainda aumenta as chances de ter os seus serviços recomendados. Com isso, a tendência é consolidar o negócio e, até mesmo, tornar-se uma referência na área de atuação.

Seguindo essas dicas sobre como fazer um bom atendimento, certamente, você vai fidelizar muitos pacientes. Para isso, é interessante adotar algumas práticas que também contribuem para a fidelização, como disponibilizar canais de atendimento, explorar a tecnologia, fazer o pós-venda e manter a organização de processos.

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