Cobrança de clientes

Cobrança de clientes: guia rápido para não ter dúvidas

Seja qual for o segmento do negócio, é sempre importante considerar as questões financeiras, já que é isso que garante a sobrevivência dele. Saber como precificar o atendimento e realizar a cobrança de clientes de forma prática e segura é fundamental para o sucesso, principalmente se você trabalhar por conta própria.

Trabalhar de maneira autônoma é o objetivo da vida profissional de muitas pessoas. Ser o seu próprio chefe, fazer os próprios horários e ter a possibilidade de desempenhar as atividades em casa ou até mesmo online torna essa modalidade muito atrativa.

No entanto, a gestão financeira pode ser um desafio. E, para que você esteja bem preparado para controlar as finanças do seu negócio, vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

A importância de ter um controle financeiro

O controle financeiro é fundamental para garantir a renda vinda dos atendimentos, principalmente quando o assunto envolve os profissionais autônomos.

Se dentro das empresas e da indústria a concorrência está cada vez mais acirrada, quem resolve trabalhar por conta própria tem trabalho em dobro. Isso porque, de acordo com o último levantamento do IBGE, o Brasil tem 24 milhões de pessoas trabalhando por conta própria.

Garantir a saúde financeira de um negócio é imprescindível para que ele consiga se manter a todo vapor diante deste cenário. E, para que isso seja possível, é necessário manter custos, despesas, recebimentos e lucros devidamente controlados.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais abrangente da entrada e saída de dinheiro, controlar o orçamento para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, captar investimentos e garantir o direcionamento certo para o dinheiro.

A consequência é bastante positiva. A postura traz mais segurança para os processos de tomada de decisão, permite que o profissional invista no crescimento da imagem do seu negócio na hora certa e, assim, possa se consolidar no mercado.

Como fazer a precificação dos atendimentos

Antes de pensar em fazer a cobrança de clientes, é necessário estabelecer um preço para os serviços prestados. A tarefa pode ser difícil, uma vez que qualquer erro nesse cálculo pode trazer grandes prejuízos, fazendo com que o autônomo pague para trabalhar.

Para evitar essa situação, é necessário determinar o custo do serviço, fazendo duas divisões:

  • considerando os insumos, que aumentam em paralelo ao número de atendimentos. Por exemplo, se você utiliza óleos essenciais no seu atendimento, quanto mais pacientes, mais óleos vai precisar;
  • pensando no fixo, como o desgaste da maca em que o paciente vai se deitar para uma sessão de reiki. Independentemente de atender 1 ou 10 pessoas, ela deverá ser utilizada.

Depois de somar todos esses custos — incluindo gastos com deslocamento, cursos profissionalizantes, internet, conta de energia e tudo o que envolve a prática dos serviços — o que sobra é o valor necessário para evitar o famoso “pagar para trabalhar“.

Mas é claro que o objetivo é garantir lucros, e não terminar o mês no zero. Por isso, a precificação deve considerar a margem de lucro. Quanto vale a hora do seu trabalho? Quanto você precisa para zerar as contas e garantir mais qualidade de vida e realização pessoal?

Avaliar a concorrência pode contribuir com essa etapa. No entanto, é preciso considerar:

  • o quanto o cliente está disposto a pagar pelo serviço. De nada adianta supervalorizar o trabalho se o público-alvo não tem condições de pagar por ele;
  • ter cautela ao baixar os preços como diferencial competitivo. Serviços muito baratos geram desconfiança quanto à qualidade e podem surtir efeito contrário, afastando clientes.

Formas de automatizar a cobrança

A tecnologia é uma grande aliada de qualquer negócio. São centenas de softwares e plataformas disponíveis no mercado para controle e gerenciamento de diversas atividades dentro de uma empresa, inclusive para automatizar a cobrança de clientes.

Esses sistemas funcionam como uma ferramenta estratégica bastante importante e interessante para a sobrevivência de uma empresa. Isso porque, além de controlar o fluxo de caixa, elas ainda podem ser eficientes no controle da inadimplência e manter as finanças organizadas, permitindo que o empreendedor tenha uma ampla visão sobre a saúde financeira do negócio.

Além disso, é possível encontrar alternativas para os mais variados modelos de atendimento. Portanto, se você é um profissional liberal, quer prestar atendimento exclusivo online ou ainda prefere controlar os ativos da sua empresa via celular, certamente existe um sistema adequado para as suas exigências.

Dessa forma, você garante total controle sobre as operações desde o início da prestação de serviço e fica preparado para o aumento da clientela.

Vantagens de contar com uma plataforma para intermediar as cobranças

O profissional autônomo, cujas atividades não envolvem uma grande empresa com departamentos estruturados, não tem à sua disposição um setor financeiro para realizar a cobrança de clientes. Por isso, ele mesmo deve fazer esse trabalho.

No entanto, não é todo mundo que tem perfil para realizar cobranças. Inclusive, muitos acham essa atividade constrangedora. Isso pode ser um grande risco, pois quando essa tarefa não é desempenhada de maneira adequada, pode causar prejuízos.

Além disso, há uma questão muito importante a ser considerada: os parâmetros legais, estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O artigo 42 dispõe de uma série de orientações para que a cobrança seja efetuada de maneira ética e profissional.

Terceirizar esses serviços por meio de uma plataforma é uma forma de profissionalizar as cobranças, automatizando a atividade e ainda prevenindo os eventuais riscos de ser autuado devido a uma postura duvidosa.

As plataformas emitem a cobrança automaticamente e em uma linguagem adequada. O cliente passa a ter uma percepção positiva sobre o trabalho do profissional, ao mesmo tempo em que o prestador de serviço tem a segurança de que o boleto chegou até ele. Além disso, plataformas que emitem lembretes periódicos ajudam a diminuir a inadimplência.

Como você pôde ver, buscar as formas adequadas de efetuar a cobrança de clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio e pode ser utilizado como uma ferramenta para garantir a vantagem competitiva.

Conheça a Vitarium, a plataforma que divulga seus serviços terapêuticos e faz toda a parte de cobrança e recebimento de maneira automatizada.

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